“Quais são as mulheres que te inspiram?”

Essa pergunta foi feita por mais de uma das professoras inteligentíssimas que eu tive o prazer de ser aluno. Em meio as respostas dos homens, era bem comum ouvir “minha mãe”, “minha avó” e demais familiares próximas. Já as mulheres conseguiam nomear figuras femininas fortes, mas vez ou outra eram personagens ou celebridades. Não tem certo ou errado nessas respostas, mas se temos sonhos e objetivos, é importante que as inspirações sejam em modelos que ofereçam esse desenvolvimento pessoal.

Desde então eu sempre reflito sobre essa pergunta, e me mantenho atento às pessoas que me inspiram. Morei em São Paulo por nove anos, o que me rendeu muitas experiências e muitos encontros. Desses, tem uma pessoa que é referencial para mim nesse assunto de inspiração. Nunca tivemos muitas oportunidades para conversas longas, mas as poucas que aconteceram foram essenciais. Com ela aprendi sobre abnegação, sobre respostas que precisamos em resoluções de relacionamentos, sobre fortaleza nas adversidades familiares, sobre gentileza, e sobre justiça. Bate até uma espécie de arrependimento porque ela é uma dessas pessoas iluminadas que você se sente bem só pela oportunidade de estar perto, e sinto que ainda teria muito a conversar. Personificação de serenidade.

Já falei aqui sobre a minha principal inspiração profissional, Celia Hodent. A mulher viaja o mundo levando a palavra de Game UX Design. Suas palestras e produções mais recentes são centradas na ética aplicada ao desenvolvimento de jogos, trazendo exemplos de padrões de interação cujo objetivo é capitalizar em cima de erros dos jogadores, ou que usam mecanismos cognitivos e vieses para obter comportamentos desejados das pessoas. A Celia tem disso, ela consegue motivar o melhor em você, te faz pensar sobre o que você está fazendo, e para quem você está fazendo. Ela é uma lutadora e levanta diversas bandeiras por um mundo melhor, como a da acessibilidade, da diversidade, da imigração, das causas ambientais, da saúde mental, e de desenvolvimento de jogos que despertam o melhor nas pessoas. Além disso, ela sempre divulga o trabalho de outras pessoas sensacionais!

Eu não poderia deixar de falar sobre a minha parceira. Admiro a inteligência e o profissionalismo, super qualificada em sua área de atuação, e focada nos resultados. É uma pessoa de alta sagacidade e educação, observadora, consegue captar e entender mensagens muito sutis e com discrição. É mística e espiritualizada, me conta sobre o mundo, as energias e as relações de equilíbrio entre as partes. Independente e livre, companheira e motivadora.

Corro o risco desse texto ficar mais longo do que eu gostaria, me inspiro em muitas pessoas queridas! A amiga da época da Universidade que tem seus desafios com a família e ávida por leitura, que sabe escutar ativamente e falar o que precisa ser ouvido. A amiga com cabelos sempre coloridos que nunca tem medo de tomar novas decisões, e que corre atrás do que quer com todo o desejo do mundo. O amigo que aprendeu a ter orgulho de quem é, e hoje sua obra em quadrinhos tem cada vez mais voz num mundo cheio de intolerância. A amiga que está em outro planeta enfrentando seus monstros, dona de uma gargalhada que aquece o coração, esforçada e de alma livre, que de um jeito ou de outro conseguimos nos comunicar para cultivar o que há de melhor em nós. A amiga mãe solteira, que nunca teve vergonha de falar sobre emoções e vulnerabilidades, escritora inspirada nos sentimentos, e que me ensinou que sentir é tão importante quanto pensar. A amiga contadora de histórias, de coração gigante, fala tranquila, que não mede esforços para fortalecer vínculos. E meu pai e minha mãe (cliché), pois à medida que anos passam, agradeço a cada oportunidade que tenho pelos modelos que são para mim, pois me espelho em suas virtudes e isso é mais valioso que qualquer outra coisa.

Tem muita gente que não consegui citar aqui.

O mais importante que eu posso falar nesse momento é que você é modelo para alguém, mesmo que não perceba isso, mesmo que não queira, e mesmo que não esteja ciente do impacto da mensagem que você propaga. Alguém espera o que você produz, alguém escuta o que você diz, alguém observa como você se comporta, e em tempos de presença online, alguém te segue para se inspirar. Que tipo de modelo você é para as pessoas?

Deixe um comentário